data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (foto do dia 4 de fevereiro de 2020)
Para evitar aglomerações e deslocamento de estudantes, UFSM pode ter matrícula online
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na terça-feira, a relação dos candidatos aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mais de 1,5 mil novos alunos foram selecionados para ingressar no segundo semestre em três campi da instituição. Porém, em função da pandemia do coronavírus, as atividades presenciais estão suspensas desde março, o primeiro semestre ainda não tem prazo para ser encerrado e, consequentemente, o segundo semestre - para o qual os candidatos deste processo foram aprovados - não tem data para começar.
Clique aqui para ver a lista dos aprovados
De acordo com a pró-reitora de Graduação da instituição, Martha Adaime, as decisões sobre o início das atividades no segundo semestre e a forma como as aulas online terão continuidade serão debatidos em uma reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), nos próximos dias.
O reitor da instituição, Paulo Afonso Burmann, acredita que todo o sistema de matrícula ficará restrito ao ambiente digital. Além disso, ele explica que, nesse primeiro momento, a universidade não abrirá vagas para a moradia estudantil.
VÍDEO: alunos gravam homenagem para professores do Colégio Fátima
- Cumprimento a todos os estudantes e agradeço por terem escolhido a UFSM. A primeira orientação que damos é para que os estudantes cuidem bastante da sua saúde. Deslocamentos entre diferentes regiões não são recomendados - diz o reitor.
Para Burmann, não existe a perspectiva de retomada das aulas presenciais. Nos bastidores da instituição, a maior dúvida ainda é sobre como as disciplinas práticas podem ser ministradas pela internet.
MATRICULAS
Segundo o calendário do MEC, o período de confirmações de vaga e de matrículas da chamada regular começa amanhã. Porém, a UFSM deve publicar edital com as orientações, as datas e os demais detalhes do processo ainda nesta semana.
*Colaborou Rafael Favero